Nossa proposta pedagógica é fundamentada na Teoria Construtivista-sociointeracionalista, onde na relação aluno-professor, o professor é um mediador do processo de construção do conhecimento que se dá através de interações sociais. Na relação aluno-aluno,  a criança é parte de um  contexto social e deve ter iniciativa para questionar, descobrir e compreender o mundo a partir de interações com as pessoas que fazem parte de seu universo, respeitando a individualidade e as diferenças de cada um. Na relação aluno-objeto do conhecimento a ser aprendido, a criança é capaz de interagir com os objetos (amplificadores e culturais) e modificá-los construindo assim seu conhecimento. Em relação aos recursos computacionais, o computador passa a ser uma ferramenta também complementar, ampliando o conhecimento, podendo ser um meio de comunicação e interação entre aprendizes e orientadores, preparando o aluno para o futuro.
Na Escola FAVO DE MEL, o aluno é sempre motivado a questionar, planejar, sugerir, solucionar problemas e superar dificuldades, construindo seu conhecimento de forma global, lúdica e agradável.
Acreditamos em uma educação baseada na humanização, na responsabilidade, na democracia, na criatividade, no espírito critico e na autonomia e que todo ser humano é “único” por isso, nosso maior compromisso é desenvolver e estimular os talentos e aptidões de cada criança através de uma proposta diferenciada que objetiva formar pequenos cidadãos comprometidos com o bem comum, ativos, críticos e atuantes na sociedade.   A proposta da Escola FAVO DE MEL  visa  desenvolver os aspectos cognitivos, emocionais, físicos e sociais de cada criança, possibilitando sua integração com o mundo que a cerca. Buscamos ensinar e divertir, em prol do conforto e tranqüilidade dos nossos clientes, oferecendo comodidade, responsabilidade e segurança com profissionais qualificados.
Nossa equipe atua como mediadora do processo ensino-aprendizagem, apresentando ao aluno situações para que ele confronte e modifique suas hipóteses fornecendo-lhe informações que o ajude a ampliar seus conhecimentos proporcionando a realização de atividades significativas.
A Família tem um papel fundamental nesse processo e deve participar e colaborar para o desenvolvimento da criança, possibilitando assim a continuidade do trabalho da escola em casa, esclarecendo dúvidas que geralmente surgem no processo de desenvolvimento da criança e evitando a ansiedade quanto à obtenção de resultados imediatos e superficiais na educação de seus filhos.
Nos primeiros anos de vida os seres humanos formam sua personalidade, incorporando hábitos, valores, atitudes e estruturam padrões de raciocínio.
Dessa forma, as atividades que a escola oferece aos seus alunos, são também responsáveis pela qualidade do seu futuro e do futuro da sociedade onde eles estão inseridos.
Está cientificamente comprovado que a fase do 0 aos 6 anos é uma das fases primordiais para o desenvolvimento do cérebro. Nesta fase, todas as janelas do aprendizado estão abertas; Porém, é importante ressaltar que caso não recebam os estímulos necessários a criança acarretará problemas às vezes irreversíveis para o futuro. Por outro lado, é na primeira infância que a criança é menos estimulada, pois ainda não pode procurar estímulos sozinha e depende dos estímulos proporcionados pelas pessoas que a cercam. Então, o que ocorre é que no momento em que mais necessitam dos estímulos, coincidentemente, é quando menos recebem. Foi pensando nisso que surgiu esta proposta, cujo objetivo é proporcionar às crianças uma adequada estimulação, para que possam maximizar o seu potencial intelectual, criativo, físico, emocional e social, com princípios cristãos.
Todas as refeições são preparadas na cozinha da unidade escolar.
O nosso cardápio é elaborado pela nutricionista escolar:
Dra. Geovana M. X. Ebaid
CRN-3: 19.377
Oferecer ambientes de carinho, amor e respeito; tendo como finalidade o desenvolvimento integral e inclusivo da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade, com princípios éticos.